Sabia que... ?

Escrito em 6 de Abril de 2025

Sabia que... ?

A porcelana pertence à categoria das cerâmicas e é composta por três principais matérias-primas :

  • O caulino : É a principal argila utilizada na porcelana e o que a distigue da faiança. Tem uma cor branca, é muito pura, proporciona plasticidade, resistência ao calor e representa cerca de 30-50% da composição da porcelana. 
  • O feldspato : É um mineral que atua como fundente. Ajuda a vitrificar a pasta durante a cozedura e representa geralmente 25-35% da mistura.
  • O quartzo (sílica) : Dá rigidez e resistência mecânica à porcelana. Ajuda também a evitar deformações durante a secagem e cozedura.  É geralmente incorporada em proporções que variam entre 20% e 30% da fórmula.

 Além destas três matérias primas, podem ser incluídos aditivos como desfloculantes ou agentes plastificantes em função do modo de transformação da pasta da porcelana escolhido  (moldagem por barbotina, prensagem, roller, etc).

Tal como acontece com a maioria das cerâmicas, a porcelana é sujeita a duas ou até três cozeduras. No entanto, cada uma delas tem um ciclo de temperatura específico e adaptado às características da pasta de porcelana.

  • A primeira é a cozedura da chacota (temperatura entre 900°C e 1000°C, ciclo de +/- 8 horas) tem por objetivo de retirar toda a água química da pasta, consolidar a forma da peça, deixá-la suficientemente forte para manipulação e suficientement porosa para a aplicação do vidrado.
  • A segunda é a cozedura do vidrado ou esmalte (temperatura entre 1260°C e 1400°C, ciclo de +/- 12 horas) permite que o vidrado funda e assim vitrificar a peça. Nesta fase, a porcelana atinge o seu estado final (vitrificada, branca e translúcida). 
  • A terceira cozedura ou 3º fogo (temperatura entre 750ºC e 850ºC, ciclo de +/- 6 horas) só acontece quando a porcelana é decorada com ouro ou prata, lustrinas métalicas, filagens, pinturas feitas à mão, ou decalques cerâmicos (caso das peças da ChadDo Design®), etc.

Cozedura 3º fogo

De um ponto de vista geral, é interessante perceber onde a porcelana se situa dentro do universo das cerâmicas e quais as diferenças com outros tipos como a faiança, o grés ou o barro vermelho. Cada um tem as suas características próprias, tanto em termos de composição, aparência, temperatura de cozedura, como de uso final.

As cerâmicas podem ser agrupadas em três grandes famílias, conforme, por exemplo, a temperatura de cozedura e o nível de vitrificação :

  1. Cerâmicas de baixa temperatura (porosas) ➤ Faiança, barro vermelho, terracota  : são cozidas abaixo de 1100 °C e são porosas (absorvem água se não forem vidradas)
  2. Cerâmicas de média/alta temperatura (semi-vitrificado ou vitrificado) ➤ Grés : é cozido entre 1180 e 1280 °C e é mais resistente, pouco poroso ou até impermeável (NB : o pavimento cerâmico que está nas nossas casa é geralmente em grés)
  3. Cerâmicas de alta temperatura (vitrificadas) ➤ Porcelana : cozida entre 1260 e 1400 °C, é totalmente vitrificada. As suas principais características distintivas são a sua resistência, a sua brancura, a sua translucidez (que permite que a luz atravesse ligeiramente a peça), a sua superfície lisa e o seu brilho.

Na ChadDo Design®, apostamos na qualidade acima de tudo. É por isso que escolhemos trabalhar exclusivamente com porcelana, um material nobre, duradouro e elegante, que reflete o nosso compromisso com a excelência em cada peça.

 

Para qualquer informação adicional, não hesite em contactar-nos : chaddodesign@gmail.com 

Teremos todo o gosto em responder-vos.